ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO WALDEMAR ALCANTARA
Avaliação parcial de Filosofia 1º bimestre
Texto:
A RAZÃO: Os vários sentidos da palavra razão
Adaptação: Felícia Maria
A filosofia se realiza como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos. A razão é tão antiga quanto a Filosofia, já que esta surgiu antes do nascimento de Cristo.
É comum usarmos o termo razão em muitos sentidos, por exemplo, dizemos: “eu estou com a razão” ou “ele não tem razão”, com isso queremos expressar que estamos seguros do que falamos sobre determinado assunto ou coisa. Também dizemos num momento de raiva, ao presenciarmos uma briga entre duas pessoas que “fulano perdeu a razão”. Depois de um tempo a pessoa se acalma e pede desculpas àquela pessoa que ele tinha ofendido com palavras duras, em seu momento de raiva, durante a briga e então, neste momento dizemos: ”fulano, agora está lúcido, portanto recuperou a razão”.
Em certas ocasiões falamos “se você me disser suas razões, sou capaz de fazer o que me pede”. Em outras ocasiões fazemos perguntas, tais como: Qual a razão disso? quando queremos entender de onde vem algo ou alguma coisa.
A razão consiste numa explicação lógica, encadeada pelo pensamento racional para justificar ou explicar algo ou alguma coisa. A função da razão é explicativa e sua finalidade é a busca da verdade. A verdade pura, o fato real, o acontecimento em, si descrito como ele é.
A inteligência é precursora da razão, a inteligência se revela sempre através de um ato criador da mente surgindo normalmente quando se apresenta uma situação estimuladora. Portanto a razão necessita da inteligência. Como vimos há muitos sentidos para a palavra razão.
Leia o texto com atenção e responda baseando-se nele:
1. A filosofia se realiza como conhecimento racional da realidade natural e cultural das coisas, dos seres humanos. O que esta afirmação(ver primeiro parágrafo do texto) quer dizer:
a) Que a filosofia necessita da razão para compreender e explicar a realidade natural e cultural das coisas e dos seres humanos.
b) Que a filosofia não necessita da razão para entender a realidade natural e cultural das coisas e dos seres humanos.
c) n.d.a(nenhuma das alternativas)
a) Os itens b e c estão corretos.
b) “Eu tenho motivo” ou “ele não tem motivo”
c)“Eu estou certo” ou “ele não está certo”
a) Perder a razão significa não ter motivo, não haver causa e recuperar a razão significa encontrar a luz, já que lucidez vem da palavra luz.
b) Na primeira frase: “Perdeu a cabeça, se excedeu e explodiu sem medir conseqüências, pois estava irado e nestas ocasiões o homem perde a lucidez” e na segunda frase que “recuperou o sentido, que se percebeu seu excesso de raiva e portanto encontrou a luz, a lucidez que é peculiar ao homem racional.”
c) n.d.a.
a) que na primeira frase significa Causa e na segunda efeito
b) Os itens a e c estão corretos
c) Que na primeira frase se refere aos motivos e já na segunda se trata da causa( corresponde nesta segunda a pergunta: por que isso acontece?)
a) Que a razão não serve para muita coisa não, afinal pensar dá trabalho, melhor é não pensar em nada.
b) Que a razão não se preocupa com o encadeamento das coisas, que ela por si só abarca a verdade.
c) Que a razão se preocupa com a verdade, utiliza-se da lógica, busca o encadeado do pensamento racional para explicar e compreender algo ou alguma coisa e que sua função, portanto é explicativa.
a) Que a inteligência vem depois da razão.
b) A inteligência é revelada pelo ato criador da mente a partir de estímulo
c) Que a razão independe da inteligência
a) Filo=amor e Sofia=sabedoria, portanto filosofia corresponde amor à sabedoria.
b) Filo=filho e Sofia=sabedoria, portanto filosofia corresponde dizer filho da sabedoria
c) n.d.a
b) As duas inteligências(concreta e abstrata)
c)Inteligência concreta
a) Animal nenhum tem inteligência
b) Abstrata
c) Concreta
a) O homem é mais reagente que os animais e na maioria das vezes os animais são mais agentes que os homens.
b) O animal é dócil e ele só reage porque o insultamos, mas se não o incomodássemos ele agiria semelhante ao homem, afinal ele também tem inteligência.
c) Do homem esperamos ações pensadas, refletidas, isto é, que expressem a grandeza da racionalidade humana, o bom uso de sua razão. Quanto ao animal, este se dirige por seus instintos, ele ataca e não podemos exigir dos animais que tenham previsão futura com certa exatidão assim como fazem os humanos em relação ao seu futuro e sua capacidade de abstração.
Para refletir:
“Nada caracteriza melhor o homem do que o fato de pensar”. Aristóteles
Precursora=
antecede , ou seja vem antes.
é um blog simplizinho mas é bem feitinho!!!!!!!!!!
ResponderExcluirnailton, jordeane 3°D